Conviver realiza o Seminário sobre Reaproveitamento dos Resíduos da Mandioca
- conviverwebsite
- 16 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
A ideia do Seminário sobre Reaproveitamento dos Resíduos da Mandioca, realizado em setembro, surgiu a partir de uma demanda nas atividades de Educação Ambiental desenvolvidas pela equipe de consultoria do Projeto Conviver. O evento contou com a presença de representantes das comunidades de Araçás: Fazenda Pêga, Floresta, Biriba, Fazenda Boa Esperança, Mato Limpo, Garoupa e Fazenda Baixão. Contamos também com a presença de Victor Linhares, fiscal do contrato, e com a mediação do consultor externo Rafael Cezimbra, além da mediação da equipe.
O evento contextualizou assuntos importantes, como:
Cultivo da planta;
Reaproveitamento;
Usos potenciais dentro da agricultura;
Resíduos gerados na produção de farinha da mandioca;
Como destinar corretamente estes resíduos;
Beneficiamentos da mandioca;
Questão monetária nos plantios.
Pensado para as comunidades de Araçás, que vivem do plantio da mandioca, este seminário tem o intuito de atender à demanda comunitária ressaltada e as potencialidades dessas comunidades. A maioria do público presente era formado por mulheres, agricultoras e chefes de família.
No decorrer do evento, o mediador explanou sobre a diversidade de finalidades para os resíduos como: a fabricação de tijolo ecológico; a utilização como herbicida, pesticida, inseticida e acaricida natural; a utilização da adubação foliar, biofertilizantes; a utilização da alimentação animal e o uso na fabricação de sabão.
Mantendo a todo momento um diálogo participativo, o moderador esclareceu as dúvidas acerca dos assuntos abordados deixando as lideranças à vontade para expor suas opiniões. O evento foi realizado, com êxito, na casa de farinha da comunidade Fazenda Pêga.














Comentários