Projeto Conviver realiza Seminário de Associativismo e Cooperativismo em Catu.
- conviverwebsite
- 28 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Em junho, foi realizado o Seminário de Associativismo e Cooperativismo, uma das temáticas da Organização Comunitária e demanda de comunidades do município de Catu e Alagoinhas. O evento contou com a presença da equipe do Projeto Conviver e o fiscal do Projeto, Victor Linhares, bem como de lideranças das comunidades de Fazenda Panelas, Baixa de Areia, Baixa de Cinzas, Rio Negro, Rio Vermelho, Fazenda Bolandeira, Pindobal, e Fazenda Macaco, além da consultora externa e moderadora da atividade, Milene Vivas.
Nessa atividade, os conteúdos abordados foram:
Conceitos de Cooperativismo e Associativismo;
Histórico do Cooperativismo e do Associativismo no Brasil;
As obrigações e serviços do Cooperativismo e do Associativismo;
Funções e divisão de trabalho dentro da cooperativa;
Princípios do Cooperativismo e do Associativismo;
Exemplos de Cooperativas de Agricultura Familiar com resultados exitosos.
A consultora apresentou, inicialmente, a diferença entre os conceitos de Associativismo e Cooperativismo, esclarecendo que o primeiro é “uma tendência ou forma de organização de pessoas com objetivos em comum por meio de ações coletivas, fruto da luta pela sobrevivência e pela melhoria da qualidade de vida em um grupo social. E, diferente das associações, que não possuem fins lucrativos, o Cooperativismo é um modo de organização que tem como finalidade a união de pessoas para atingirem o desenvolvimento financeiro, econômico e social”.
Em um diálogo ampliado e participativo, moderado pela consultora, algumas lideranças manifestaram suas opiniões e esclareceram dúvidas acerca dos demais conceitos abordados por Milene durante o Seminário.
Alguns participantes realizaram as avaliações de forma qualitativa, como exposta a seguir:
“A atividade foi maravilhosa”, Sra. Marilúcia, da comunidade Rio Vermelho.
“Quero agradecer a todos, pois foi uma luta muito grande e muita gente prometia uma formação como essa para a gente e nunca tinha acontecido”, Sra. Jecilda, da comunidade Panelas.
“Agradecer à Célia e à equipe do Projeto Conviver que é como colo de mãe que cuida das nossas comunidades e sempre traz conhecimento para a gente”,Sra. Vilma, da comunidade Pindobal.
“Foi maravilhoso, sempre me esforço bastante, pois sinto necessidade de empenho e agradeço muito ao Projeto Conviver pelo esforço e cuidado”, Sr. Antônio Sérgio, da comunidade Panelas.
















Comentários