top of page

Vamos aprender uma receita de defensivo natural.

  • ludmilabastos5
  • 29 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Também chamados de “alternativos”, os defensivos naturais são produtos preparados a partir de substâncias que não prejudicam a saúde humana e o meio ambiente, favorecendo a produção de alimentos mais saudáveis. Eles estimulam o metabolismo das plantas que reagem quando pulverizadas, aumentando a resistência aos ataques. É aconselhado utilizar as receitas dentro das recomendações.

Hoje vamos conhecer um pouco da Manipueira, que é o subproduto da fabricação da farinha de mandioca (Manihot esculenta). É um suco leitoso, extraído da mandioca ralada. Normalmente, a manipueira é praticamente desprezada, e se despejada sem tratamento prejudica o meio ambiente, por causa da sua toxidez. Pode ser usado como fertilizante natural e como inseticida, contra nematoides, ácaros, insetos, fungos e formigas.


Receita para uso da manipueira:


- Preparo do solo: Para prevenir os canteiros contra pragas do solo, regar o mesmo usando 4 litros de manipueira por metro quadrado, 15 dias antes do plantio.

- Adubo foliar: Uma parte de manipueira para quatro partes de água. Exemplo: 1 litro de manipueira para 4 litros de água. Usar em pulverizações foliares (diretamente nas folhas), em intervalos semanais.

- Ácaros, pulgões, lagartas: Uma parte de manipueira para duas partes de água – no mínimo, três pulverizações foliares, em intervalos semanais.

- Fungos (controle de parasitas oídios e ferrugens): 100 ml de manipueira anteriormente diluída em 100 ml de água + 1g de farinha de trigo. Aplicar em intervalos de 14 dias.

- Formigas: Utilizar 2 litros de manipueira no formigueiro para cada olheiro, repetindo a cada 5 dias.


Agora que já sabemos o que é a manipueira e como podemos usá-la, vamos praticar!


Foto de: Gabriel Ramos da comunidade de Quilombo Fazenda Porteiras - Entre Rios.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Você já ouviu falar em controle social?

O controle social é a capacidade e o direito da sociedade de participar, fiscalizar e monitorar as ações e a gestão da administração pública. Em termos mais simples, é o poder que os cidadãos têm de a

 
 
 

Comentários


bottom of page