top of page

Você conhece as PANC's?

  • conviverwebsite
  • 28 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

Fonte: Imagem de domínio público da internet.


A termo PANC significa Plantas Alimentícias Não Convencionais, criado no Brasil pelo professor e biólogo Valdely Ferreira Kinupp, em 2008. As PANCs são frutas, flores, sementes e vegetais pouco conhecidas na alimentação do dia-a-dia. São espécies de plantas rústicas e resistentes, não precisam de muitos cuidados e normalmente crescem espontaneamente em jardins e florestas, mas também são cultivadas em hortas escolares, comunitárias e no quintal de casa, podendo até ser confundidas com ervas daninhas. Com o passar dos anos, as PANCs vêm ganhando força, apesar de serem difíceis de encontrar em supermercados.


Elas possuem uma ou mais partes que podem ser consumidas na alimentação humana, contribuindo para uma dieta mais variada. Podem ser consumidas em formas de chás, refogados, saladas e in natura. Quando incorporadas na alimentação humana, aumentam a possibilidade de complementação alimentar e de oferta de nutrientes, pois as PANCs possuem um grande valor nutricional. São ricas em: minerais, fibras, vitaminas, antioxidantes e proteínas, em quantidades significativamente maiores que as encontradas em plantas domesticadas. Temos como exemplo: a taioba, o ora-pro-nobis, o peixinho da horta, o cará e a serralha, que além de ricas em fibras, ajudam a evitar a prisão de ventre, controlam a fome e reduzem os níveis de colesterol no sangue.


Assim, percebe-se que as PANCs têm se mostrado cada dia mais uma alternativa sustentável de biodiversidade e segurança alimentar, atendendo a demanda por alimentos diversos que supram às necessidades nutricionais indicadas para uma alimentação saudável. Seu consumo varia entre saladas, sucos e até farinha em preparos elaborados e saborosos. Podem ser encontradas em feiras orgânicas ou no CEASA da sua região. Uma outra forma segura de tê-las é cultivando em seu quintal.


Fonte: Imagem de domínio público da internet.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Você já ouviu falar em controle social?

O controle social é a capacidade e o direito da sociedade de participar, fiscalizar e monitorar as ações e a gestão da administração pública. Em termos mais simples, é o poder que os cidadãos têm de a

 
 
 

Comentários


bottom of page